Quem sou eu

Graduanda do 2º semestre de Engenharia de Petróleo e Gás do Centro Universitário Jorge Amado

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Redes e Escritório de Engenharia

As redes de computadores tornaram-se essenciais para a manutenção e expansão de qualquer empresa. Consiste em dois ou mais computadores interligados entre si compartilhando recursos físicos e lógicos, mensagens entre outros. Os escritórios de Engenharia, que exigem cada vez mais agilidade e organização não poderiam deixar de ter uma ferramenta tão útil.

As redes são construídas de acordo com cada necessidade, por isso podem ser construídas de diferentes modos visando atender a variadas finalidades.
O projeto dessas novas redes exigem um planejamento cuidadoso e coordenado que envolve a utilização de hardware e software de fabricantes diferentes em um único ambiente, o hardware sendo implementado por uma combinação de dispositivos e acessórios com gruas de complexidade variáveis e software caracterizado por sistemas de uso geral (aplicativos de usuários) e também de uso específico ( Sistema Operacional da Rede).

Para lidar com essa complexidade crescente e assegurar sua sobrevivência no mercado, as empresas tem investido em novas teder baseadas em estruturas que seguem metodologias e padrões.
A Rede deve ser construída de modo a facilitar o Gerenciamento e deve ser passível de adaptação caso haja alguma necessidade, o que comumente ocorre devido a grande evolução das tecnologias e produtos.

Ao instalar uma rede deve-se ter consciência da possibilidade de expansão da LAN, por isso já deve ser instalada de modo a facilitar esse crescimento.

Dependendo do objetivo da rede de computadores através da qual há o trafego de informações é descrito o layout e a forma como os dispositivos estão conectados através da Topologia da Rede, que pode ser:

Árvore: É essencialmente uma série de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central. Tem topologia física baseada numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Facilita a detecção de problemas.

Estrela: É a mais comum atualmente, utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. Se aplica apenas a pequenas redes.

Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apenas uma máquina pode "escrever" no barramento num dado momento.

Anel: Os dispositivos são conectados em série formando um circuito fechado.A cada estação inserida a um aumento no retardo da rede.

Híbrida: É a topologia mais usada em grandes redes. Adéqua-se em função do ambiente, compensando os custos, expansibilidades, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede.

Os dados de uma rede podem trafegar:
Por cabos:                         Pelo ar:
- Par trançado                    - Ondas de rádio  
- Fibra ótica                       -  Ondas de satélite
- Coaxial

As redes podem ser do tipo:
- Ponto-a-ponto              - Cliente-Servidor


Em um escritório de engenharia de pequeno porte pode-se usar o cabeamento trançado UTP, por não haver muitas interferências. Por ser um sistema operacional de maior praticidade, indica-se o Windows e o protocolo TCP-IP.
A topologia sugerida seria a estrela que é a mais usada em redes de  pequeno porte, já usa cabeamento trançado e um concentrador como ponto central da rede, diminuindo o tráfego de pacotes.
Pode virtualiza-se arquivo, web, e-mail, fax, banco de dados, FTP e Webmail.
A impressora de rede indiscutivelmente é a melhor opção, pois poupa recursos e energia.
A segurança física da rede pode ser estabelecida através de No-break, para impedir perdas ao corte de energia e aterramento.
A segurança da rede deve ser uma das prioridades, já que as informações dos projetos devem manter-se exclusivas até a execução e os clientes devem ter seus dados mantidos sob sigilo. Por isso é essencial o uso de:


- Criptografia
- Firewall
- Back-up dos dados
- Filtro anti-spam
- Anti spyware
- Anti-vírus



Nenhum comentário:

Postar um comentário